Bom dia!!
O corpo humano necessita de atividade física assim como necessita de descanso para que haja um perfeito funcionamento de suas funções vitais. Ou seja, é necessário que haja um equilíbrio entre desgaste e reposição para boa manutenção do estado físico e funcional do corpo.
É importante haver o descanso após a atividade física no que diz respeito ao corpo, em sua forma estrutural e fisiológica.
Quando o corpo realiza qualquer função - seja física, fisiológica, ou mental – há um gasto energético para que isto ocorra. Ou seja, o nosso corpo utiliza um combustível chamado ATP (adenosina trifosfato) para qualquer ação que ele realiza. Para que ele reponha esse ATP é necessário que o corpo humano tenha substratos energéticos (fontes alimentícias, suplementos...) e repouso.
A energia proveniente da glicose, resintetiza o ATP permitindo prolongar o exercício físico por alguns minutos, levando em consideração que quanto mais intensa for à atividade menor será o tempo de duração da mesma, pois o corpo entrará em fadiga.
Acabando essas reservas energéticas e o corpo estando ainda em atividade, e havendo um equilíbrio entre o consumo e o gasto de oxigênio, o organismo começa a utilizar-se de gordura, mais precisamente triglicerídeos, para prolongar a atividade física por mais tempo; caso não haja o equilíbrio entre o gasto e consumo de oxigênio, o corpo entra em fadiga e ocorre a interrupção do exercício.
Deve-se levar em consideração que o organismo tem duas fases distintas: o catabolismo (que é o consumo (gasto) de energia) e o anabolismo (que é a síntese (estoque) de energia), e quando estamos realizando uma atividade de qualquer natureza o evento que ocorre é o catabolismo, e quando estamos em repouso, no momento de descanso, ou durante o sono, o evento que ocorre é o anabolismo.
A fase de anabolismo é melhor aproveitada pelo organismo se houver uma dieta de supercompensação, ou seja, ao termino da atividade física até quatro horas após, deve-se ingerir carboidrato (ou hipercalórico) e proteína (ou aminoácido), que são respectivamente responsáveis pela restauração das reservas de ATP e reconstituição das fibras musculares.
Para que se possa atingir o objetivo de forma plena, é necessário que haja o respeito dos intervalos, pois eles proporcionarão a faixa média ideal de recuperação para cada objetivo.
Quando estamos na parte localizada (finalzinho dos nossos treinos) diminuir o intervalo entre os exercícios também é uma forma de intensificar o treino, pois assim há redução no tempo de recuperação, o treino se torna mais intenso metabolicamente e a concentração de lactato pode ser maior, criando um ambiente mais propício para um treino de hipertrofia (definição dos músculos).
Pra galera que acha que ficando o dia inteiro na academia vai conseguir emagrecer e definir mais rápido, abram o olho!
Sem um período de recuperação adequado, podemos adquirir a síndrome a síndrome de supertreinamento (overtraining), ou “fadiga”. Como resultado, fica deteriorada a realização do exercício normal, pois o corpo apresenta uma dificuldade cada vez maior de recuperar-se após uma sessão de treino.
Essa sobrecarga muscular também pode causar infecções freqüentes e um mal estar geral; além de insônia, estado de humor perturbado, depressão, redução do rendimento e irritabilidade.
Então galera, para os frenéticos... vamos com calma se não os treinos não têm efeito!! Seu corpo precisa de tempo para se adaptar às mudanças!!
E para você começar a aplicar tudo o que anda lendo por aqui....
HOJE É DIA DE TREINO MOÇADA!!!
Hoje também!!!
Então prepara o corpo e não perca a hora do treino!!
Pilates
Sh'bam
Power Jump
Body Combat
Tudo perfeito esperando por você!! Modalidades que se adequam aos seus objetivos... profissionais ultraqualificados prontos para lhes ajudar a atingir os seus objetivos.
Pensando em ficar em casa??
MOVIMENTE-SE!!!!
Vejo vocês em uma das aulas!! (e no próximo post)
Nenhum comentário:
Postar um comentário