domingo, 17 de março de 2013

Alimentação noturna e curso de combat

Kia Ora!

O assunto do post de hoje é sobre uma coisa que já foi bastante comentada nas rodinhas de conversa...

ALIMENTAÇÃO NOTURNA

Existem opiniões bastante diversificadas quando se fala em "comer a noite", uns dizem que faz bem... outros dizem que faz mal... outros dizem tanto faz... e aí surgem as dúvidas:

1) Posso comer a noite?

2) Vou engordar se comer a noite?

3) O que eu posso comer a noite?

Calma, calma!

Vamos pensar aos poucos, e usando o raciocínio.

Já existem diversos estudos que mostram que o nosso organismo fica mais lento a noite. E não precisa ser nenhum especialista no assunto para "sentir" isso. A noite ficamos mais lentos, menos dispostos, sonolentos e fadigados (pelo menos a grande maioria das pessoas). Isso significa que seu corpo está precisando de um descanso, para que uma menor quantidade de energia seja necessária para o seu funcionamento e que seus órgãos se recuperem das atividades do dia.

Isso inclui também o funcionamento do estômago!!

Ou seja, a noite nosso metabolismo está mais lento. A quebra de proteínas, carboidratos e cia que comemos ocorre de maneira mais lento, havendo muito mais tempo para ser absorvido pelo organismo do que se fosse de dia.

Por exemplo: se você ingere gordura no almoço, seu organismo (a todo vapor) processa aquilo numa velocidade 30 (abstratamente, pois não é assim que a coisa funciona), facilitando a eliminação dela para fora do corpo e tendo uma menor absorção; porém, se você ingerir a mesma gordura no jantar (quando seu organismo está desacelerando), esta será processada numa velocidade 5, dificultando a eliminação e aumentando a possibilidade de ser absorvida pelo organismo (se acumulando nos pneuzinhos, costas, coxas, braços... naqueles locais que a gente bem conhece)!!

Ai você pergunta: Saio do treino morrendo de vontade de comer, vou ter que ficar sem jantar?

A resposta é: não! Você pode se alimentar a noite, desde que não "pegue pesado" com o que for comer. Alimentos leves de fácil digestão, frutas, sucos, verduras... estes são sempre bem vindos!!

Uma outra questão muito importante, e que podemo falar aqui é o comer/dormir.

A nutricionista Fabiana Schmidt diz que não se deve dormir logo após comer. Quando se deita para dormir o corpo fica na horizontal, o que nivela os seus órgãos internos a uma mesma altura. Quando comemos, colocamos o estomago para funcionar (e todos os seus processos fisiológicos, principalmente a produção de ácido gástrico para auxiliar a digestão). Se deitamos com o estômago em pleno funcionamento o que pode acontecer é uma sensação de azia (devido ao contato do ácido com áreas indevidas, próximas a "boca do estômago") e refluxo (o retorno do alimento para o esôfago).

É recomendado um intervalo de 2h entre o comer e o dormir, para que estes processos não ocorram.

Mais uma vez, reforçamos... quer saber o que comer? Monte uma dieta mais específica com a sua nutricionista. E siga esta dieta para que, juntamente com a prática de atividade física, você alcance seus objetivos e tenha uma maior qualidade de vida e saúde!!




E lembrando aos profissionais de educação física que estejam interessados em fazer parte deste grande time, encontram-se abertas  as inscrições para o curso de
BODY COMBAT!!

Quer ler sobre? Você pode acessar (clicando na imagem abaixo)


Para outras informações sobre o curso e sobre a inscrição, você também pode entrar em contato com os professores


e


(clicando nos nomes dos professores vocês serão direcionados ao perfil do facebook deles)

Por hoje é só pessoal!!

Bom final de final de semana!!

Um comentário:

Matheus Carogio disse...

Muito obrigado pelas dicas. Realmente interessante!