domingo, 20 de janeiro de 2013

Dica - alimentação


Kia ora combatentes, dancers e jumpers...

Hoje vamos falar de um assunto muito importante: 

Alimentação!



A alimentação pré e pós-treino deve priorizar o consumo de carboidratos e proteínas.

De acordo com a nutricionista Beatriz Botéquio, os carboidratos são necessários para evitar que o corpo utilize a proteína presente no músculo como fonte de energia, assim preservando a estrutura do músculo.

Comer demais antes do treino atrapalha?
Sim. O ideal é procurar um nutricionista para indicar a dieta que vá complementar os seus treinos, ajudar a mandar embora as calorias e ao mesmo tempo armazenar energias para realizar os exercícios. 

De acordo com a nutricionista, o ideal é se alimentar de 20 a 30 minutos antes do treino. “Quando ocorre uma absorção de alimentos, maior parte do sangue e oxigênio do organismo é direcionado para o nosso estômago para fazer a digestão”.

Porém o corpo também precisa direcionar sangue e oxigênio para os músculos realizarem as tarefas durante os treinos.

“Caso tenha comido muito antes de realizar os treinos, o oxigênio é desviado do estômago que está digerindo o alimento e vai em direção aos músculos que estão fazendo força. Com isso, a digestão para e pode ocorrer a congestão, tontura, ânsia de vômito e mal estar”. Por isso é aconselhável fazer uma refeição mais leve antes do treino.

Alimentação pré-treino

A refeição pré-exercício tem como objetivo fazer com que o praticante não se sinta fadigado e tenha um bom desempenho durante a atividade. Para todos os tipos de treinos: aeróbico (corrida, ciclismo, luta) ou de força (musculação), a sugestão é investir em alimentos que são fontes de carboidratos ”.

Mas, não ache que todos os tipos de carboidrato são fontes de energia. “Os carboidratos simples devem ser evitados, pois são digeridos rapidamente. Quando a digestão é acelerada, a taxa de glicose sobe e assim pode ocasionar picos de energia seguidos de queda energética no organismo, podendo dar tontura durante o treino”. Os alimentos que contêm carboidratos simples são os refinados, como pão branco, bolachas recheadas, mel e açúcares.

Antes dos treinos, é indicado consumir carboidratos complexos, pois demoram a ser ingeridos e assim evitam a queda de níveis glicêmicos. Aposte nos pães integrais, arroz integral, batata doce, salada de frutas, iogurte ou açaí acompanhados de grãos (linhaça dourada, granola, aveia ou quinoa real).

“No pré-treino a sugestão é investir em frutas, torradas, cereais, iogurtes, frios magros, bebida à base de soja e compostos de proteína em pó (como isolado do soro do leite, ou soja). Se o dia estiver muito corrido, aposte no isotônico, no caso de aeróbicos, e em um shake de proteínas - no caso de musculação.


Alimentação pós-treino

Já percebeu que depois de um treino duro, o estômago parece se manifestar antes da hora? Após os exercícios é comum bater aquela fominha. “Isso acontece porque o organismo fica carente de nutrientes, vitaminas e minerais”.

É na hora do pós-treino que mora o perigo! “Após o treino, o organismo age como uma esponja. Tudo que é ingerido é absorvido rapidamente, pois o corpo está necessitando de alimentos para repor o que foi perdido”, diz a nutricionista.

Por isso, cuidado: se depois de um dia na academia ocorrer a ingestão de alimentos pesados e gordurosos, o corpo absorve tudo o que perdeu no dia de treino. “Para recuperação dos músculos, aposte nos alimentos que contenham proteína, como frango, peixe, mussarela de búfala, blanquet de peru, iogurte e quinoa real”.


Vale lembra agora que essas dicas são uma forma de melhorar o desempenho nas atividades, não é nenhuma dieta que deve ser seguida à risca.

Procure orientação de um nutricionista se você deseja perder ou ganhar massa e peso, pois serão necessários exames detalhados para passar uma alimentação condizente com os seus objetivos e de acordo com o seu organismo. Não arrisque a sua saúde, busque sempre orientação médica antes de começar uma dieta!!



Neste verão abuse e use de frutas, verduras e legumes.

E não se esqueça de beber bastante líquido (água e sucos, de preferência)!

Até o próximo post! 

Nenhum comentário: