sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Dicas - aulas


O post de hoje é pensando na galera que acabou de entrar e que entrou a pouco tempo e quem entrou a mais tempo e que está com a gente a muito tempo! (risos)

É sempre bom ver e rever temas importantes para os nossos treinos.

Hoje as dicas são para os combatentes!!

Em todas as aulas de Body Combat temos a parte dos tracks de mix atual e antigo, onde fazemos as músicas coreografadas, e temos no final uma parte de localizada e clínica, para fortalecer ainda mais o corpo e treinar melhor os movimentos.

Então, vamos usar alguns posts do blog vamos falar detalhadamente dos golpes que fazemos nos treinos e dos movimentos que usamos na parte localizada.

Começando pelas músicas, pela parte coreografada:
O principal golpe, pelo menos o que usamos bastante nas aulas de Combat, é o JAB.

JAB é um soco (utilizando a mão cerrada e os nós dos dedos) dado utilizando sempre o lado que está na frente. Ou seja, se você está com a perna direita a frente, o JAB é dado quando se usa o braço direito; se você está com a perna esquerda a frente, o JAB é dado quando se usa o braço esquerdo.

Sempre com a guarda levantada, o braço sai da guarda para aplicar o golpe e volta para a posição inicial de guarda.

Agora, se você está com a perna direita a frente, e dá um soco com o braço esquerdo (sempre girando o tronco e o pé para evitar lesões lombares, nos joelhos e no resto da coluna cervical), você está aplicando um outro golpe, chamado CROSS. O movimento é o mesmo, porém com o braço de trás (contrário a perna que está a frente) e seguindo a mesma sequência: o braço sai da guarda para aplicar o golpe e volta pra guarda.


Terminando com a parte localizada:
O exercício que vamos falar neste post é um que poucos gostam, mas que é muito bom para trabalhar a nossa parede abdominal. Vamos falar da PRANCHA VENTRAL.

A posição é esta da figura, com os cotovelos apoiados no solo, devemos nos manter na ponta dos pés, quadril elevado até que a coluna fique reta (paralela ao solo), abdome super contraído para sustentar a posição e se fortalecer.

Quanto maior a contração abdominal, maior o resultado. Quanto mais tempo mantiver esta posição, maior o resultado. Porém é bom não ultrapassar 02 minutos e descansar um pouco antes de uma repetição.
Para você que está começando não se assuste com esse tempo, a maioria das pessoas não consegue ficar mais de 30 segundos sustentando a prancha na primeira vez que a faz. Não fique com vergonha, não desanime, respire e tente novamente!

De 0 à 30 seg = Molezinha
De 30 seg à 01 minuto = Pessoa Normal
De 1 à 1 minuto e meio = Casca Grossa
De 1 min e meio à 2 min = Popeye

Este exercício colabora diretamente com o fortalecimento e estabilização (ajudando no equilíbrio corporal) dos músculos abdominais (principalmente), músculos lombares, estabilizadores da coluna e músculos profundos do tronco, ou seja, trabalha a parte central do corpo. Gera resistência muscular localizada para os músculos profundos do tronco, que são tão difíceis de serem alcançados com outras atividades.

Ainda acha que a prancha ventral não pode te ajudar a alcançar os seus objetivos? Quer saber exatamente quais os músculos você esta trabalhando com a prancha? Então olha aqui...

Todos os músculos em destaque (que tem o "nomezinho" indicado na figura) são trabalhados quando fazemos esse exercício. Ainda vai fugir da prancha?? (risos)

Existem as variações dessa prancha, mas isso é assunto pra outro post! (risos) ;)



Então combatentes, por hoje é só! Espero que tenham gostado!

Fiquem de olho no blog para próximos golpes e atividades!!

Vamos nos aperfeiçoar para os treinos ficarem cada vez melhores!!!


Lembrando: não abusem das calorias nesse final de semana! Vamos manter o esforço feito nos treinos essa semana!!! Alimentação leve e muito líquido! E.... não fiquem parados, caminhem, pedalem, corram... MOVIMENTEM-SE!

Até a próxima!

Nenhum comentário: